Jan 19, 2009

A historia do logo HANG LOOSE.


HANG LOOSE – Brasil. Vestuário. 1986.


Você certamente conhece a Hang Loose, a maior empresa de surfwear do Brasil. O que você não sabe é que a origem da marca deles está associada a dois caras: um deles é o paulista Álfio Lagnado. O outro é um surfista havaiano com a mão direita mutilada.

Para entender como tudo isso se encaixa, vejamos primeiro a vida de Lagnado. Apaixonado por surf, desde pequeno ele curtia pegar ondas, numa época em que no Brasil o esporte ainda estava longe de ser popular. Depois de se formar em economia, Lagnado pensou se seria possível ganhar a vida trabalhando somente com surf. Naquele tempo ele tinha um amigo que já tirava algum dinheiro vendendo roupas para surfistas. Como sua família tinha uma pequena loja de confecção, ele acabou produzindo algumas peças para a loja do amigo. Pouco tempo depois, o empreendimento começou a faturar e Lagnado finalmente podia viver do surf.

Passam-se os anos e, durante uma viagem ao Havaí, ele decide que é hora de ter sua própria empresa. Na hora de batizar a nova marca que estava surgindo, ele pensou em escolher um nome que simbolizasse da melhor forma a cultura do surf.

E para entender o nome que Lagnado escolheu para sua empresa, precisamos contar agora a história do nosso surfista da mão mutilada.


Ele viveu no Havaí, 900 antes de Cristo. Certo dia, contemplando o imenso Oceano Pacífico, lhe veio à mente uma idéia mágica: e se eu pegar uma prancha e deslizar sobre essas ondas? Pegou um pedaço de madeira, entrou na água e criou um dos esportes mais populares do mundo.

Nos primeiros dias de surf tudo foi curtição. O pessoal da tribo vinha até a praia para ver as manobras. Outros nativos faziam novas pranchas para experimentar também. Porém, para infelicidade do nosso inventor, um desastre aconteceu. De tão empolgado pegando onda, ele esqueceu completamente dos tubarões. A desatenção custou um belo ataque, na qual o primeiro surfista da Terra levou uma mordida na mão e acabou perdendo três dedos da mão direita. Só sobraram o polegar e o mindinho.

Todos sabem que tubarões não gostam de carne humana, por isso o nativo foi poupado. Longe da costa, sangrando e quase se afogando, ele levantou a mão ferida implorando por ajuda. As pessoas na praia viam a cena e quase não podiam acreditar naquela mão que saia da água sustentando apenas dois dedos.

Apesar da gravidade do ferimento, o pioneiro do surf sobreviveu. Diz a lenda que mais tarde ele se tornou um dos maiores reis do Havaí. Sempre que saia nas ruas, saudava a multidão com sua mão direita estendida, três dedos faltando. Com o tempo os havaianos passaram a imitá-lo, se cumprimentando com três dedos fechados na palma da mão, enquanto o polegar e o mindinho permaneciam estendidos.

A tradição se incorporou na cultura havaiana e existe até hoje. Ao se encontrarem, os nativos fazem o gesto com a mão e dizem “shaka brah”, uma expressão na língua nativa que significa algo como “tudo certo”.

Quando chegaram no Havaí, os norte-americanos gostaram do gesto e da expressão. Inventaram então um termo em inglês correspondente ao “shaka brah”. Estava criado o hang loose, uma gíria que ao pé da letra significa “pendurado solto”, mas que na verdade serve mesmo para dizer “tudo relax meu irmão!”.

Você se lembra que o Álfio estava no Havaí pensando no nome da sua nova marca? Nem preciso dizer que ele escolheu Hang Loose. E ainda colocou o gesto shaka como logotipo.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Essa história do surfista com a mão mutilada é só uma das muitas lendas que explicam a origem do gesto shaka. Outra versão afirma que o responsável por criar o gesto foi um homem chamado Kalili Hamana. Ele trabalhava no Havaí moendo cana-de-açúcar quando a máquina esmagou sua mão, sobrando só o polegar e o mindinho. Aposentado, Kalili passou a trabalhar na estação dos trens que saiam carregados de açúcar. Sua função era conferir se não havia ninguém na linha antes do trem partir. Ao concluir que tudo estava bem, ele levantava a mão mutilada e dizia “tudo certo”. Estava criado o gesto do shaka.

2 – Aliás, que fique registrado, o gesto do shaka também significa a letra Y na linguagem de sinais (para surdos e mudos) dos EUA.

3 – Surfistas misteriosos à parte, o pai do surf moderno é mesmo o havaiano Duke Paoa Kahanamoku. Medalhista olímpico de natação, ele falou para todos que seu desempenho na água era por causa do surf. O mundo inteiro então passou a se interessar pelo esporte.

4 – As primeiras pranchas de surf eram de madeira e podiam pesar até 80 quilos. Não dava para fazer muitas manobras com um trambolho desses, por isso o surf fica mais emocionante (e mais comercial) com a introdução de materiais mais leves para fabricação de pranchas.

5 – O amigo de Álfio que vendia roupas de surfista era o Sidão, famoso dono da primeira marca de surfwear do Brasil, a OP (Ocean Pacific).

6 – Além de ter sua marca de roupas para surf, Álfio também é responsável por tornar o esporte popular no Brasil. Entre as muitas ações que ele tomou nesse sentido, destaca-se a organização da primeira etapa do Mundial de Surf realizada no Brasil, em 1986. Foi na praia da Joaquina, em Santa Catarina.

Surrupiado do blog SEDENTARIO & HIPERATIVO . ORG.

3 comments:

  1. dahora essas historias heim manow
    só que tem que ver se é verdade!!!

    ReplyDelete
  2. otima materia broher gostei muito
    da explicaçao do tipo traduzindo
    o significado valeu!!!

    ReplyDelete