Aug 15, 2008

PIPELAINIZANDO!





A temporada esta se aproximando!
O coração já começa a se lembrar que sera novamente posto a prova!
Mês que vem possivelmente já comece a entrar os primeiros dias de ondas,o fundo ainda cheia de areia vai fazer com que picos como o KODAK REEF (E O NOME DADO PARA AS BANCADAS DE PIPE/BACKDOOR/OFF THE WALL)esperarem por ondulações maiores para limpar o fundo e começar a rolar!e uma incógnita,nunca sabemos o que vai rolar,já ouve anos que rolou um swell bomba logo de cara e ficou uma beleza como ja demorou ate meio de novembro pra se ter ondas de verdade!
A DEStemporada passada foi algo para se esquecer e pedir para que a natureza tenha piedade e nunca mais repita essa greve.
Dia desse trocando uma idéia com o editor do WAVES Alceu,grande camarada e alvo negro praiano como eu,veio um toque para fazer uma matéria sobre o fundo de Pipeline,a parte de cima e de dentro todos já conhecem,alguns ao vivo outros que espero um dia ver por aqui só por revistas e filmes.
Muitos anos atrás tinha mergulhado ali,tinha feito a promessa de jamais voltar,confesso que não e agradável de ver o que tem embaixo,as fotos não passam a realidade também.
Pelas fotos impressiona ver as pedras mas só ao vivo com nossa visão de 450 mega pixels (e o tanto de maga pixels aproximados que nossa visão tem)a textura das pedras e o quanto elas fazem de estrago se perdem em imagens.
A vista panorâmica também,mas já da para se ter uma idéia,elas estão ali o tempo todo,mas nunca vi bicho mais otimista que surfista,e só para para pensar!Pipe quase 100 pessoas no mar,ondas entre 6/10 pés profundidade no máximo 2 metros de agua,5 ondas por serie,30 locais for a os P1,P2 que são os depois dos locais que tem a PRIORIDADE 1 e PRIORIDADE 2.
O surfista que entra nessas condições tem de esperar uma sobrar no meio desse circo para entrar na zona do hospício,ai com sorte ele pega uma e com muita sorte ele sai...mais vale a pena por que quando sai ta visa a trip!
Mas e aquilo brasileiro não desiste nunca e com essa forca a brazukada vem a cada ano mais fortalecida e hoje tranqüilamente junto do Ste”FUN” Figueredo que e um dos melhores e o mais dedicado surfista do Brasil naquelas ondas,vem uma safra de novos talentos que se conseguir suportar a pressão que as revistas poem em cima e não deixar a “MARRA”dominar vão longe.
Hoje temos bons nomes que vem com muita vontade Ricardo,Scooby,Gordo,Marco Giorgi,Camarao,e desculpe galera mais tem mais um renca cheia de disposição,fotógrafos excelentes como o Pedro Trojal, video makers como o Gustavo Camarão esta na hora das marcas verem que patrocinar fotógrafos e tao vantajoso quanto surfistas,não adianta ter uma equipe de 10 prós aqui e ninguém para fazer a cobertura para sua marca!não falo só em meu nome que sou fotografo também,mas acho que e um bom negocio para todos!feito o meu jabazinho numero 1 passo adiante e junto com Rafael Sobral Web Master do WAVES mostro um pouco do temido fundo de pipe.
Nessa primeira foto e a área do drop,caso você não complete o drop , e eu espero que isso não aconteça,e ai o lugar que você não quer bater,já dei uma sapecada numa dessas para o Backdoor que me renderam 18 pontos esternos e 9 internos,então não vacile e lembre – se o lugar mais seguro e dentro do tubo,não ponha reto,não vacile se remou vá por que caso contrario sera um encontro desagradável.

Cena 2 as famosas “LOCAS” ou esses buracos no meio das pedras alguns formam pequenas cavernas que infelizmente ja fizeram vitimas por aqui,um inclusive meu amigo Joaquin,que não era um cara sem experiencia em Pipe,surfava sempre e naquele dia com 12 pés ele não completou o drop e só foi encontrado semanas depois dentro de uma dessas cavernas(pelo menos foi o que me foi passado)
Cartaz em Pipeline lembrando a fatalidae com Joaquim



Outras pessoas já perderam suas vidas ali, surfistas com técnica e equipamentos com foi o acidente que vitimou Malik Joyeux

,um dos grandes nomes quando se falava em ondas grandes e cavadas e para a esquerda como Pipeline e Teahupoo.
Mas não posso prende vocês só no aspecto perigoso e real do que e surfar Pipe,não quero vender imagem alguma do que e surfar nesse pico,a imagem já esta na cabeça de todos.
Uma esquerda volumosa ,perfeita buraco e com um spray muito,muito forte!um tibo em Pipe sera algo que nenhuma viajem vai apagar da sua memoria.
O esforço,dedicação,paciência e folego muito folego nescessarios para encarar essa “BRONCA” você terá de encontrar no fundo da sua alma,se arriscar para pegar o tubo da sua vida e algo que transcendeu o sentimento de um simples esporte.

Malik e o cartaz lembrando do seu acidente


Nunca em nenhum jogo,pelada na praia,quadra de tennis eu senti uma adrenalina como e entrar em Pipeline.
Pegar a SUA onda na hora certa PARA VOCE,respeite a você mesmo aqui no Hawaii.
Infelizmente ja vi pessoas transformarem seu sonho em pesadelo,como já vi muito s viverem o seu dream day,mas lembre se respeite tudo e todos aqui,faca da sua trip uma trip algo saudável para voce o povo que mora aqui e o mais importante volte para casa com historias maravilhosas e a unica cicatris que seja o coração partido de ter deixado essa ilha maravilhosa.